Coletivo Papo Reto

Community

Comunicação Independente.


O PAPO RETO é um coletivo de comunicação independente composto por jovens moradores dos Complexos do Alemão e Penha. Tem como foco propagar notícias dentro do morro: eventos, protestos, reivindicações... E também atua como um canal que mostra a realidade Favela, tendo forte importância na “mídia de guerrilha” em tempos de guerra e na provocação reflexiva do “até onde é verdade o que diz a grande mídia?”.

Muito do que acontece no território passa pelas lentes do Coletivo, que busca fazer uma cobertura diferente da mídia corporativa, ou seja, aqui se aplica o “do favelado para a própria favela”, resumindo: Nós por Nós.

Se apropriando de redes já existentes e ferramentas alternativas, O PAPO RETO nasce em 2014, embalado pelos protestos no Complexo do Alemão e pela não aceitação da forma como essa “grande mídia”, Governo e Secretaria de Segurança criminalizavam movimentos sociais, principalmente os da favela, associando manifestantes com bandidos e manifestação na favela como ação de quadrilhas.

O Nós por Nós é um simples e forte esquema de segurança de ativistas e moradores em dias de guerra a partir do diálogo e troca de informações.
Hoje o Coletivo mantém uma rede com moradores de todo o Complexo do Alemão e estão em contato uns com os outros 24h do dia.

Assim surge o veículo de Comunicação Independente PAPO RETO, pondo em prática o Nós por Nós!

Também estamos no Youtube e Instagram.

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSBJY-NdnClR0dE1VRtvwEA

10:33
CAOS, ALERJ.
25 days ago
1:26
ALERJ.
25 days ago
12:16
ALERJ
25 days ago
1:04
PEGA A VISÃO! GatoMÍDIA! Quando pensamos em tecnologia associamos logo (e apenas) ao encontro entre ciência e a engenharia. Vem rapidamente à nossa mente imagens de alta tecnologia, semicondutores, sensores, inteligência artificial e máquinas 3D. A palavra TECNOLOGIA é de origem grega, formada por tekne (“arte, técnica ou ofício”) e por logos (“conjunto de saberes”). No grego a palavra técnica (techne) é também habilidade de produção, novos modos de fazer, um esforço do homem por si mesmo e pelos outros. Mas afinal o que é tecnologia? FALA COMIGO BB! Tecnologia nada mais é que a aplicação de recursos para a resolução de problemas, ou seja, é a ciência da gambiarra, também é sevirologia, arte de se virar. É a criatividade popular aliada a capacidade de inventar soluções para resolver a falta de água, a falta de luz, de saneamento básico. Tecnologia também são saberes ancestrais como o manejo com a terra, a agricultura familiar, distribuição de água, construção coletiva de casas, a pesca, as bordadeiras e entre outras invenções populares. São saberes passados de geração a geração que possuem técnica e ciência. São modos de fazer, criar e produzir com baixo custo, fácil aplicabilidade (e reaplicabilidade) e impacto social. PAPO DE FUTURO! Durante duas semanas, um bonde de mulheres pretas e periféricas se juntaram para discutir tecnologia, mídia e trocar afeto e vivências no Complexo do Alemão, vindas dos quatro cantos da cidade. Depois de muita escuta, observação e produção, esse é o resultado. Sim, também produzimos tecnologia e saberes ancestrais. Nossos passos vem de longe! Daqueles que criam e recriam, que inventam e inovam todo dia o lugar em que se vive buscando construir um mundo melhor. Então vem, senta aqui que a gente vai mostrar o que minas pretas e periféricas fazem quando se juntam. Se a coisa tá boa, a coisa tá preta! #favelada20 #coisadepreta #GatoMIDIA #brota
25 days ago