Coletivo Papo Reto

Community

Comunicação Independente.


O PAPO RETO é um coletivo de comunicação independente composto por jovens moradores dos Complexos do Alemão e Penha. Tem como foco propagar notícias dentro do morro: eventos, protestos, reivindicações... E também atua como um canal que mostra a realidade Favela, tendo forte importância na “mídia de guerrilha” em tempos de guerra e na provocação reflexiva do “até onde é verdade o que diz a grande mídia?”.

Muito do que acontece no território passa pelas lentes do Coletivo, que busca fazer uma cobertura diferente da mídia corporativa, ou seja, aqui se aplica o “do favelado para a própria favela”, resumindo: Nós por Nós.

Se apropriando de redes já existentes e ferramentas alternativas, O PAPO RETO nasce em 2014, embalado pelos protestos no Complexo do Alemão e pela não aceitação da forma como essa “grande mídia”, Governo e Secretaria de Segurança criminalizavam movimentos sociais, principalmente os da favela, associando manifestantes com bandidos e manifestação na favela como ação de quadrilhas.

O Nós por Nós é um simples e forte esquema de segurança de ativistas e moradores em dias de guerra a partir do diálogo e troca de informações.
Hoje o Coletivo mantém uma rede com moradores de todo o Complexo do Alemão e estão em contato uns com os outros 24h do dia.

Assim surge o veículo de Comunicação Independente PAPO RETO, pondo em prática o Nós por Nós!

Também estamos no Youtube e Instagram.

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSBJY-NdnClR0dE1VRtvwEA

2:09
Bom dia?
5 days ago